Os Mais Procurados


Postado por : Jhenniffer Uliana terça-feira, 26 de abril de 2011

Tal como nos casos de hipertensão, também a diabetes pode ser uma doença anterior da futura mamãe, ou seja, não é específica da gravidez. No entanto existem casos de mulheres que nunca foram diabéticas e que durante a gravidez desenvolvem o que se denomina de diabetes gestacional, isto é, específica deste período da vida.

Pode ser necessário avaliar a glicémia diariamente. Cumpra sempre as prescrições médicas.
A diabetes gestacional caracteriza-se por uma alteração no metabolismo dos hidratos de carbono, provocado por uma deficiente produção de insulina ou por uma má utilização da mesma pelo corpo, resultando num aumento da glicémia (açúcar no sangue). É diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez e pode ou não persistir após o parto.

Factores de Risco: história familiar de diabetes, obesidade ou aumento de peso durante a gravidez superior ao desejável, idade materna superior a 35 anos, mulheres com muitas gravidezes anteriores, história anterior de diabetes gestacional e parto prematuro.

Sinais e Sintomas: aumento da frequência urinária, aumento da sede e da fome, e sensação de fraqueza frequente.

Diagnóstico: história de doença semelhante anterior ou na família, aumento significativo do útero relativamente à idade gestacional, feto grande para o tempo de gestação, análises à glicémia alteradas e prova de O´Sullivan* positiva.

Efeitos na Gravidez: aumenta o risco de aborto, parto prematuro e hipertensão da mãe, feto grande para a idade gestacional e aumento do líquido amniótico.

Tratamento: estabelecer uma dieta rigorosa bem como actividade física junto do seu médico e de um endocrinologista e, se necessário, um nutricionista. Avaliar a glicémia diariamente e cumprir as prescrições médicas, como é o caso da administração de insulina. Durante o parto a glicémia será rigorosamente controlada.

Caso lhe tenha sido diagnosticada diabetes gestacional é proibido comer: doces, refrigerantes, frutos secos, batatas fritas, bananas, uvas, meloas, bebidas álcoólicas, os lacticínios devem ser magros e poderá beber apenas um café fraco por dia sem açúcar.

Deixe um Comentário

Assinar Artigos | Assinar Comentários

APELO DOS ANJINHOS

Mamãe sabe que às vezes é difícil e complicado ter já a responsabilidade que não queria, mas de certo essa responsabilidade é tão gostosa é um prazer da vida, é o pensar de que tudo isso valeu a pena, a cada minuto de seu amado é a gloria divina de deus, é uma benção de que ela é a vitória de um começo. A cada movimento em teu ventre, é o dizer-te de que esta bem mamãe e quer vim ao mundo para ti amar, e em teus braços me acolher, juntinho a você me aquecer. É o dizer de que tudo que você lá no começo pensou, só foi apenas um susto, e que daqui nove meses estarei contigo pra ti alegrar ti fazer companhia. Tenho certeza que quando me ver mamãe vai me amar, e pedirá perdão ao meu papai do céu por pensar em me abandonar.


Copyright © 2014 Tudo Sobre Gravidez - Template Desenvolvido por Johanes Djogan - Reeditado por Edson Roberto