38 Semanas de Gestação

Agora que você está na semana 38 da sua gestação, os especialistas consideram a sua gravidez como gravidez a termo. Isso significa que o seu bebê está bem desenvolvido, e a qualquer momento os sinais de trabalho de parto podem aparecer. Neste momento você deve ter decidido se o seu parceiro ficará ou não dentro da sala no momento do parto. A decisão é sua, mas esteja ciente de que estar ao lado da pessoa que você ama no momento do parto pode ajudar a aliviar e muito as dores do parto.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Enquanto você está ocupada imaginando como será o parto, o seu bebê continua ganhando peso. Não fique chocada, mas este processo continuará até o nascimento, embora você não possa sentir este ganho de peso. Neste momento o seu bebê pode estar pesando aproximadamente 3,1 kg e medindo algo em torno de 35 cm. O intestino do seu bebê acumulou uma quantidade considerável de mecônio, e que normalmente será eliminado logo após os primeiros dias de vida do bebê. Portanto, esteja preparada para trocar a fralda do seu bebê.

Os pulmões do bebê continuam a amadurecer, e a cada dia que se passa, as suas funções cerebrais e nervosas trabalham ainda mais. Este processo de amadurecimento continuará até a adolescência do seu bebê. Agora os cabelos do seu bebê estão bastante sedosos, além disso, os lóbulos das orelhas estão firmes por cartilagem. Os ossos ganharam uma boa flexibilidade e os órgãos sexuais se desenvolveram por completo. Você poderá notar que os movimentos do bebê ficaram um pouco mais lentos durante este período. Simplesmente não há espaço suficiente para ele se movimentar muito durante este período, e além disso, ele também passará a maior parte do tempo dormindo, o que colabora ainda mais para a diminuição dos movimentos.

Alterações na vida da mamãe

Com 38 semanas de gestação, encontrar uma posição confortável para se deitar pode parecer uma tarefa quase impossível. Deitar-se de costas não é uma opção recomendada para você e nem para o seu bebê. Isso ocorre porque ao deitar-se de costas, os principais vasos sanguíneos são pressionados pelo peso do útero. A posição recomendada para você se deitar é do lado esquerdo do seu corpo, com a perna a perna na altura do joelho um pouco dobrada e apoiada com um travesseiro.

Seus seios podem ter começado a secretar colostro durante esta semana. Há casos em que algumas mulheres secretam colostro a tal ponto, que precisam usar panos para absorver o líquido. Se você já amamentou antes, isso é mais comum. Apesar de você sentir os seus seios pesados e fazendo com que você se sinta incomodada, eles estão cumprindo uma tarefa muito importante, se preparando para a lactação.
Seus pés e tornozelos podem ficar ainda mais inchados durante esta semana. Você provavelmente está ficando farta de usar o mesmo calçado todos os dias, mas não se preocupe. Após o parto há uma grande perda de líquido amniótico, e o inchaço irá aliviar bastante.

Você pode estar sentindo algumas contrações Braxton Hicks que podem ser irregular e muito dolorosas. Essas contrações podem ser sentidas nas costas, abdômen quadris e pelve. A diferença entre essas contrações e as contrações reais é que as contrações reais começam geralmente na parte superior do seu útero e se espalham por todo o útero por meio de suas costas e pélvis. Dores de contrações verdadeiras são progressivas, e não são aliviadas quando você muda de posição. Se na hora das contrações você estiver insegura, chame o seu médico. Mas não se preocupe, pois você saberá diferenciá-las.

Fonte: GSS




3 comentários:

  1. muito legal esses explicaçoes nos da uma noçao de como o bebe esta se desenvolvendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo são passos a passos das semanas de gestação, é muito bom a mãezinha saber o quanto seu bebê já esta se desenvolvendo..Obrigado pela mensagem...bjks

      Excluir
  2. Adoreiii esta publicação, me ajudou muito nas dúvidas que eu tinha :)

    ResponderExcluir